Colegio Sagrada Família

Em 1935, inicia a história do Colégio Sagrada Família com a vinda das 05 Irmãs Escolares de Nossa Senhora pioneiras que, da Alemanha, chegaram a Forquilhinha. Eram elas: Maria Adolfine Meissner, Maria Maximília Kaboth, Maria Ínigo Likierski, Maria Thais Cyranka e Maria Emeline Mahlic.

Elas juntaram-se aos professores da época, Senhores Adolfo Back e Jacob Arns e passaram a lecionar na pequena escola comunitária " União Escolar de Forquilhinha" instalada na colônia, pois educação sempre foi prioridade para os imigrantes. Assim começa a epopéia das Irmãs Escolares de Nossa Senhora em Forquilhinha, Brasil, no dia 18 de novembro de 1935.

Juntamente com o pequeno baú de pertences pessoais, vinha uma bagagem de vida, de experiências, de amor pelo ensino e pela educação. Em 1964 foi fundado o Grupo Escolar com a denominação de “Frei Baltazar” e, em 1966, incrementado com a introdução do pré-primário.

A implantação do Ensino Médio, o então segundo grau, foi fundado em 1978 com o nome de “Colégio Dom Daniel Hostin”. Em 01 de janeiro de 1998 o Colégio mudou sua denominação para “Colégio Sagrada Família”.

Desde sua fundação o Colégio Sagrada Família teve as seguintes diretoras: Irmã Maria Norberta Ogniewski, Irmã Izélia Padoin, Irmã Izabel Eyng, Irmã Ana Maria Dal Toé, Irmã Adelinde Westrup, Irmã Veroni Teresinha Madeiros, Irmã Cecília Martinello, Irmã Rosenilde Rosa da Silva Acácio, Irmã Isolene Lofi e novamente Irmã Ana Maria Dal Toé.

O Colégio Sagrada Família atende alunos de diferentes bairros de Forquilhinha e de municípios vizinhos como Criciúma e Nova Veneza, constituindo-se, assim, um importante centro educacional no município.

Atualmente, o Colégio Sagrada Família oferece curso de Educação Infantil: Berçário, Mini Maternal, Jardim I e Jardim II, Ensino Fundamental do 1º ao 9º Ano e Ensino Médio.

Oferece também a possibilidade de Turno Integral. Alunos que permanecem na Escola em Turno Inverso com atividades diversificadas como: culinária, teclado, violão, dança, informática educacional, reforço escolar, oficina psicopegadógica e estudo dirigido.